segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bolo de Cacau com Buttercream de Chocolate



O fim de semana foi de festa e o bolo não podia faltar. Para os amantes de chocolate este bolo é perfeito.



 

Bolo de cacau
375g de farinha c/ fermento
250g de manteiga, à temperatura ambiente
350g de açúcar
4 ovos
250ml de buttermilk (ver receita abaixo)
1 vagem de baunilha (raspada)
25g de cacau (de boa qualidade)
 
Forrar 3 formas de 22cm com papel vegetal.
Preparar o buttermilk, adicionando 2 colheres de sopa de sumo de limão dentro de uma taça de 250ml de leite e deixar em repouso até coalhar (cerca de 10 a 15min.)
 
Bimby: Bater a manteiga (amolecida), o açúcar e as sementes raspadas de baunilha durante  4 minutos na vel. 3, até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar os ovos, um de cada vez e bater 1min/vel. 3 por cada ovo. Por fim misturar a farinha e o buttermilk uns segundos na vel.3 até ficar homogéneo.
Tradicional: Bater a manteiga (amolecida), o açúcar e as sementes de baunilha até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar os ovos um de cada vez e bater bem entre cada um. Por fim misturar a farinha e o buttermilk até ficar homogéneo.
Dividir a massa em 3 partes iguais (eu ainda tentei). Num das taças adicionar 20g de cacau e na outra 5g. Deixar uma taça sem cacau. Levar ao forno até estarem cozidos (testar com um palito). Deixar arrefecer um pouco e desenformar em cima de uma grelha.
 
 
Buttercream de chocolate
300g de chocolate negro (de boa qualidade)
350g de manteiga s/ sal, à temperatura ambiente
30g de cacau em pó
150g de açúcar em pó
2 pitada de sal
2 c. (sopa) de crème fraîche
 
Derreter o chocolate em banho-maria e deixar arrefecer até ficar à temperatura ambiente Misturar o açúcar em pó, o sal e o cacau. 
Bimby: Colocar a manteiga no copo e programar 8min/vel. 3. Juntar aos poucos a mistura de açúcar/cacau e continuar a bater na vel.3. Incorporar o chocolate derretido e a crème fraîche e bater na vel. 3 até ficar homogéneo. Se necessário, colocar um pouco no frigorífico até obter a consistência desejada.
Tradicional: Bater a manteiga (mole) até obter um creme esbranquiçado e brilhante. Juntar aos poucos a mistura de açúcar/cacau e continuar a bater. Incorporar o chocolate derretido e a crème fraîche e bater até ficar homogéneo. Se necessário, colocar um pouco no frigorífico até obter a consistência desejada.
 
 
Montagem
Colocar a camada mais escura na base do prato e barrar uma camada fina de creme. Continuar com o mesmo procedimento até à última camada. Aparar um pouco as laterais do bolo com uma faca, caso seja necessário. No topo espalhar uma boa camada de creme assim como nas laterais. Alisar bem com uma espátula. Com um saco pasteleiro e com um bico à vossa escolha e brincar um pouco.
Colocar o bolo no frigorífico durante uma noite. Retire do frigorífico 20 minutos antes de servir.
(Receita adaptada: cocoebaunilha.com)




Sem comentários:

Enviar um comentário