sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Iogurte de lavanda com compota de pêssego e baunilha




Iogurte
1l de leite meio-gordo (fresco tipo Vigor)
3 c. (sopa) de leite em pó (magro)
60g de açúcar amarelo
1 c. (sobremesa) de lavanda seca
 
1 iogurte natural
 

Compota
4 a 5 pêssegos bem maduros, s/pele e descaroçados
3 c. (sopa) de açúcar amarelo
1/2 vagem de baunilha (usei 1 c. café de pasta de baunilha)

 
Como fazer:
Compota
 

Bimby: Coloque no copo os pêssego, o açúcar e as raspas ou pasta de baunilha e programar 10 min/Temp Varoma/Vel 2. Distribuir a compota pelos copinhos e deixar arrefecer.
Tradicional: Colocar num tachinho, os pêssegos, o açúcar e as raspas ou pasta de baunilha e levar ao lume uns 10 minutos ou até evaporar a água e obter uma compota. Distribuir pelos copinhos e deixar arrefecer.


Iogurte
 
Bimby: No copo colocar o leite, o leite em pó, o açúcar e misturar na 15seg/vel 4. Programar 9 min/90º/vel.3. Colocar a lavanda e manter em infusão cerca de 5 minutos (o melhor será provar e coar assim que o sabor seja do seu agrado). Coar o leite e deixar arrefecer. Quando estiver morno, juntar o iogurte natural e misturar novamente uns segundos na vel. 3.

Tradicional: Levar ao lume o leite, o leite em pó, o açúcar e misturar com um fouet até ficar bem dissolvido. Quando levantar fervura retire do lume, introduzir a lavanda e manter em infusão cerca de 5 minutos (o melhor será provar e coar assim que o sabor seja do seu agrado). Coar o leite e deixar arrefecer. Quando estiver morno, juntar o iogurte natural e misturar com um fouet até ficar bem integrado.
 

Receita e fotos: cocoebaunilha.com

2 comentários:

  1. Está prometido! Iogurtes de lavanda no Funchal...brevemente!

    ResponderEliminar