segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Pavlova Banoffe

 
 

Há muito tempo que andava com vontade de fazer uma pavlova, até que encontrei esta receita num dos meus blogs preferidos, Coco e Baunilha.
Apenas vos poderei dizer que é muito doce e divinal.



Ingredientes
 
    Merengue
4 claras de ovo
150g de açúcar
1 c. (chá) de vinagre
2 c. (chá) de maizena


    Cobertura
2 bananas
200g de doce de leite (leite condensado cozido)
200ml de natas, com 30% de m.g.
2 c. (sopa) de açúcar em pó
Sumo de limão
Cacau p/ polvilhar
Raspas de chocolate


Preparação
 
Pré-aquecer o forno a 150ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Merengue

Bimby: Com o copo bem seco, colocar o açúcar e pulverizar 15 seg/vel 9. Retire e reserve. Colocar a borboleta e bater as claras 3 min/vel 4 sem o copo medida. Se ainda não estiverem muito firmes bata mais 30 seg. à mesma velocidade. Com a Bimby em funcionamento na vel. 3 adicione pelo bocal o açúcar aos poucos e o vinagre. Por fim a maizena e bater mais uns segundos.

Tradicional: Bater as claras e quando começar a formar picos suaves nas varas, juntar o açúcar aos poucos. Quando estiverem firmes,  juntar o vinagre e bater um pouco. Por fim envolver a maizena, delicadamente.


Espalhar o merengue no papel, de forma a obter um círculo. Com uma espátula formar uma ligeira cova no meio deixando os bordos mais altos. Colocar no forno inicialmente a 140ºC e passado 15 minutos reduzir para 120ºC durante cerca de 1h30. Deixar arrefecer completamente no forno com a porta entreaberta. (Se verificar que começa a escurecer, baixar um pouco a temperatura).

 
Montagem

Colocar a base do suspiro num prato. Caso necessário diluir o doce de leite com um pouco de natas em lume brando para que fique mais fluído. Espalhar metade do doce de leite na cavidade do suspiro, colocar rodelas de banana, previamente passadas por sumo de limão (para não escurecerem). Espalhar o restante doce de leite por cima. Bater as natas (bem frias) com umas gotas de limão. Juntar o açúcar e continuar a bater até ficarem bem firmes. Espalhar as natas no topo da pavlova, formando picos. Espalhar umas rodelas de banana e polvilhar com cacau e raspas de chocolate.






Receita: cocoebaunilha.com

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014